Força Aérea Brasileira - FAB (Aeronáutica) divulga processos seletivos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Aeronáutica está com inscrições abertas em 2017.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando novos processos seletivos para recomposição do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon). São 450 vagas de nível superior distribuídas para as especialidades de Magistério e outras especialidades.

Os profissionais voluntários prestarão serviço militar temporário durante o ano de 2017. Há 46 vagas para Magistério do Ensino Médio e Superior se dividem nas seguintes áreas: Artes Plásticas, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa,

Sociologia, Administração, Economia, Geografia/ Relações Internacionais, Matemática e Sistemas de Informação. Essas vagas são para as cidades de Pirassununga e Guaratinguetá (SP), Barbacena (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Luis ou Alcântara (MA), Belém (PA), Belo Horizonte, Lagoa Santa ou Confins (MG).

Também são ofertadas 404 vagas, distribuídas para as seguintes áreas: Administração, Análise de Projetos (administração, engenharia civil), Arquitetura, Arquivologia, Análise de Sistemas, Biologia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Economia, Educação Física, Enfermagem,

Engenheiro Agrimensor, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Telecomunicações, Estatística, Fisioterapia, Fonoaudiologia,

Jornalismo, Museologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Serviço Social, Serviços Jurídicos, e Terapia Ocupacional.

Dentre as condições para participar dos processos seletivos, destaca-se o candidato ser brasileiro nato; ser voluntário; ter menos de 45 anos de idade; e possuir, menos de sete anos de efetivo serviço prestado a qualquer uma das Forças Armadas, contínuos ou não, contabilizada qualquer espécie de Serviço

Militar. Ressalte-se que é importante verificar os documentos obrigatórios para a inscrição, bem como os necessários para a Avaliação Curricular, que terá no máximo cem pontos.

Como fazer sua Inscrição para o Concurso da Aeronáutica 2017

Para participar do processo seletivo serão obrigatórios o preenchimento e a assinatura do Requerimento de Inscrição e Termo de Compromisso, em que nos quais deverão ser encadernados juntamente com os documentos necessários (solicitados na portaria) à avaliação curricular.

A entrega desses documentos deve ser feita até o dia 18 de novembro de 2016, nas organizações militares listadas em cada Comando Aéreo Regional (COMAR). Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.qocon2017.aer.mil.br.

As seleções serão constituídas das seguintes etapas: inscrição; avaliação curricular; concentração inicial; inspeção de saúde inicial (INSPSAU); concentração final; e habilitação à incorporação. Para profissionais do Magistério, além das etapas citadas haverá ainda avaliação didática.

Aeronáutica

Força Aérea Brasileira (FAB) é o ramo aéreo das Forças Armadas do Brasil e um dos três serviços uniformizados nacionais. A FAB foi formada quando os ramos aéreos do Exército e da Marinha foram fundidos em uma força militar única.

Ambos os ramos de ar transferiram seus equipamentos, instalações e pessoal para a nova força armada.

Formalmente, o Ministério da Aeronáutica foi fundado em 20 de janeiro de 1941 e o seu ramo militar foi chamado "Forças Aéreas Nacionais", alterado para "Força Aérea Brasileira" (FAB) em 22 de maio daquele ano.

Os ramos aéreos do Exército ("Aviação Militar") e da Marinha ("Aviação Naval") foram extintos e todo o pessoal, aeronaves, instalações e outros equipamentos relacionados foram transferidos para a FAB.

A Força Aérea Brasileira obteve seu batismo de fogo durante a Segunda Guerra Mundial participando da guerra antissubmarino no Atlântico Sul e, na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira que lutou ao lado dos Aliados na frente italiana.

De acordo com o Flight International e do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, a FAB tem uma força ativa de 77.454 militares e opera em torno de 627 aeronaves, sendo a maior força aérea do hemisfério sul e a segunda na América, após a Força Aérea dos Estados Unidos.

Força Aérea Brasileira - FAB (Aeronáutica) divulga processos seletivos - 5.0 de 5 totalizada em 1 Nota