Concurso UFAC - Professor

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A UFAC está com inscrições abertas em 2017.

A Universidade Federal do Acre (UFAC) divulgou o edital complementar referente ao concurso público de provas e títulos n° 42/2016, para provimento de cargos efetivos da carreira de Magistério Superior (Professor), no Campus Rio Branco, para as áreas cujo número de inscritos com título de doutor e/ou mestre foi inferior a três candidatos.

São oferecidas três vagas para contratação imediata, além de outras vagas para cadastro de reserva (inclusive cadastro para negros e deficientes).

As oportunidades disponíveis são para docentes das áreas de Engenharia Elétrica (01), Anatomia Patológica (01) e Infectologia (01), todas essas com exigência de titulação mínima de Especialista, com remunerações que podem chegar a R$ 5.343,53.

Como fazer sua Inscrição para o Concurso da UFAC 2017

Os interessados (Especialistas) poderão realizar as inscrições no período de 21 de novembro a 10 de dezembro de 2016, exclusivamente via internet, pelo site da Instituição: www.ufac.br. O valor cobrado pela taxa de inscrição é de R$ 200,00.

A seleção dos candidatos compreenderá das seguintes fases:
a) Prova escrita;
b) Prova didática;
c) Prova de títulos.

As fases e formas de seleção, critérios de avaliação, cronograma de aplicação de provas, critérios de desempate, resultado final e homologação e as disposições gerais constam no edital completo, devendo o candidato conhecer integralmente os seus termos.

UFAC

No dia 25 de março de 1964, por meio do Decreto Estadual n.º 187, publicado no Diário Oficial do Estado, de 4 de abril do mesmo ano, nasceu a Faculdade de Direito (Lei Estadual n.º 15, de 8 de setembro de 1964), que seria reconhecida pelo Parecer n.º 660, de 4 de setembro de 1970, do Conselho Federal de

Educação, e pelo Decreto Presidencial n.º 67.534, de 11 de novembro de 1970.

Quatro anos depois, em 1968, foi criada a Faculdade de Ciências Econômicas. Em seguida, vieram os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática (licenciatura plena) e Estudos Sociais (curta duração). Oficializou-se, assim, em 3 de março de 1970, o Centro Universitário do Acre, que congregava esses cinco cursos.

O Centro Universitário do Acre transformou-se em Universidade do Acre no dia 22 de janeiro de 1971, sob regime de Fundação, sendo integrado pelas Faculdades de Direito e de Ciências Econômicas.

A federalização da Universidade do Acre seria concretizada no dia 5 de abril de 1974, por meio da Lei n.º 6.025.

Os movimentos estudantil e comunitário da década de 1960 foram expressivos aliados para a criação de uma universidade em Rio Branco, capital do Estado do Acre.

Esses grupos reivindicavam a necessidade de uma instituição de ensino superior destinada a qualificar a mão de obra local e atender a demanda de profissionais dispostos a contribuir com o então nascente Estado.

Desse modo, surgiu, em 25 de março de 1964, a Faculdade de Direito. Após quatro anos, surgiu a Faculdade de Ciências Econômicas. Em seguida, vieram os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais, culminando no que se chamava Centro Universitário do Acre, depois transformado em Universidade do Acre.

No dia 5 de abril de 1974, essa universidade tornou-se federal, aglutinando esses seis cursos.

Surgia, então, a Universidade Federal do Acre (Ufac), uma instituição pública e gratuita cujo objetivo é produzir e difundir o conhecimento. Na época em que foi criada, contava com 857 estudantes matriculados. Mas, com o tempo, foi se expandindo em espaço físico e cursos de graduação.